sábado, 27 de novembro de 2010

Final de relacionamento: dicas pra ficar bem



Quase todo ser humano adulto já passou por pelo menos um final de relacionamento. Ninguém sai totalmente ileso; dependendo do tempo de convivência e do nível de envolvimento emocional, este momento pode ser bem difícil, até porque envolve planos que não vão se concretizar e a falta que se vai sentir. E em alguns momentos a saudade vai pesar mais, como no Natal, no Ano-Novo, nos aniversários... todas aquelas datas em que se quer ter alguém especial pra compartilhar... Mas deixa prá lá, vamos focar só no momento atual e em formas de ficar bem.

Eu acredito que nestas horas a gente precisa de um tratamento especial: doses cavalares de carinho e paparicação. É claro que esta atenção especial pode vir da família ou dos amigos, mas às vezes, pelo menos no início, a gente prefere ficar sozinha. Neste caso, quem pode (e deve) nos encher de atenção somos nós mesmas. Sim, tu mesma pode te cuidar e te dar conforto. 

Pra começar, te permite fazer tudo o que tiver vontade: quer chorar? Chore, não prenda nada. O que a gente tem a perder por chorar? Nada! O choro alivia aquele aperto no peito e acalma. E não liga se alguém vier com aquela conversa de que “ele não merece o teu sofrimento”. Por acaso o sofrimento é alguma espécie de presente que se está oferecendo a alguém? Lembre: se tem alguém que não merece o teu sofrimento é tu, mas às vezes não dá pra fugir dele...

Coma tudo o que der vontade! Comida não cura dor de amor, mas pizza, churrasco ou uma taça de sorvete com muita calda de chocolate traz uma grande sensação de prazer (e neste momento, qualquer fonte de prazer tá valendo!). Não pensa nas calorias, não é o momento... sofrer por amor e fazer dieta ao mesmo tempo seria penoso demais pra qualquer pessoa. Mas se possível não deixe esta fase da busca do prazer através da gula durar muito tempo... lembre: engordar muito não vai te ajudar em nada.

Outra fonte garantida de prazer é fazer compras... vá pro shopping e se dê ao luxo de comprar um monte de coisas supérfluas e de preferência baratas; lembre: o prazer está em comprar e não necessariamente em gastar muito. 

Algumas horas no salão de beleza também pode ajudar muito: vá fazer as unhas, cortar os cabelos e passar algumas horas ouvindo as conversas dos outros: além de melhorar a aparência e a auto-estima, tu vai te distrair e dar boas risadas.

Tu também pode ir ao cinema, sozinha ou com as amigas, mas não esqueça de escolher uma boa comédia. Fuja dos filmes românticos (por motivos óbvios) e de filmes que fazem chorar (lembre: chorar é bom, mas em casa e sozinha: ninguém precisa te ver com os olhos inchados e vermelhos). É bom sair de casa, se bem que às vezes parece que a gente só cruza com casais apaixonados que ficam se beijando na nossa frente. Dá até a impressão que estão olhando pra gente e lá no íntimo estão cantando: “eu tenho, você não tem”. Gente desagradável!

A dica é aproveitar todo o tempo livre pra só fazer o que te faz bem, sem se forçar a fazer o que as pessoas acham que deve fazer. De repente alguém vai tentar te arrastar pra uma balada ou pra uma viajem com um monte de gente, dizendo que você precisa "se divertir". Se te der vontade vai, mas se quiser ficar em casa ou fazer algum outro programa sozinha, lembre: se divertir é se sentir bem, onde quer que esteja.

Não tem como prever quanto tempo vai levar pra esquecer o ex... não te preocupa com isto, só tenta ficar bem hoje e quando acordar amanhã tenta de novo... 

Se ele não era a pessoa certa, uma hora vai passar... é só questão de tempo...

Mas como é que a gente sabe quem é ou como é a "pessoa certa"? Bom, vamos pensar um pouco nisto e depois a gente conversa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário