domingo, 14 de novembro de 2010

Você tem o direito...


Hoje é domingo e eu acordei às 09h, quando o meu vizinho decidiu ouvir Benito di Paula a um volume ensurdecedor.  O problema nem é a preferência musical dele (às vezes ele escuta Alcione que eu gosto), o problema é o horário e principalmente o volume!

As pessoas gostam de dizer que são livres pra fazer o que querem em suas casas, o que a princípio é verdade, mas às vezes quando alguém exerce o seu direito acaba tirando o direito dos outros.

Eu tenho o direito de ouvir a música que eu escolher ou o som da minha televisão! Eu tenho o direito, inclusive, de não ouvir absolutamente nada se eu preferir ficar em silêncio!
Cada um pode decidir o que quer ouvir, desde que a música que escolheu não saia do estrito espaço que é seu. Quer o som no volume máximo? Use fones de ouvido! Quer ouvir no volume máximo e sem fone de ouvidos? Vá pra uma praia deserta (e que Deus proteja as andorinhas, que com certeza vão voar pra longe enlouquecidas!).

O barulho dos outros me incomoda muito, mas tem uma coisa que me irrita ainda mais: é o barulho dos outros definir a hora em que eu devo acordar em um final de semana ou feriado. E eu nem posso reclamar porque existe o regulamento dos condomínios onde o barulho só é proibido das 22h às 7h; mas quem disse que uma pessoa só tem o direito de dormir nestes horários? E se neste prédio mora alguém que trabalha à noite, ele perde o sagrado direito ao repouso? E mesmo os que trabalham em horário comercial, de segunda à sexta, eles não têm direito de dormir até mais tarde no final de semana?
O problema não é que faltam Leis, eu até acho uma pena que elas precisem  ser criadas pra garantir os direitos de  alguns porque outros não tem o bom senso de reconhecê-los (de novo a questão do respeito!).

Pensa bem: precisaria de lei pra garantir às pessoas que não fumam o direito de almoçar ou usar um elevador sem fumaça? Precisaria de lei pra obrigar quem tem cachorro a recolher os seus “dejetos” ou pra que as pessoas não joguem lixo na rua? Não é óbvio?

Eu adoro filmes e séries com investigações de crimes e tribunais e a frase que sempre ouvimos no momento da prisão é “... você tem o direito de permanecer calado...” Eu gostaria de dizer para algumas pessoas: você tem o direito de ouvir sua música, desde que mais ninguém seja obrigado a ouvi-la; você tem direito de fumar, desde que mais ninguém tenha que aspirar a fumaça; você tem o direito de ter cachorro, desde que ninguém tenha que pisar no cocô dele na rua...

Estou meio mal-humorada? Desculpem, vai passar... 

Vou arranjar o que fazer pra aproveitar o meu domingo e torcer pro meu vizinho ir pra praia e eu poder dormir até mais tarde amanhã, que é feriado. Quem sabe eu dou mais sorte ainda e ele se muda? Posso até perder o bom-humor, mas o otimismo nunca!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário