sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bom gosto



É impressão minha ou sempre que uma pessoa diz que outra tem mau gosto “por coincidência” o gosto da outra pessoa é diferente do dela?

Eu acho muito relativo o conceito de bom e de mau gosto.
Por exemplo: eu não gosto das champagnes consideradas de qualidade; eu prefiro os espumantes rosados, bem doces e baratos (aqueles que as empresas costumam dar para os funcionários no Natal). Isto quer dizer que eu tenho mau gosto? Eu deveria beber a champagne cara e amarga só pra ser considerada uma pessoa de bom gosto? Não, não vale a pena...


Em relação às roupas, os gostos das pessoas são os mais variados.
Uma mulher que sempre achou horrível as calças de cintura alta pode passar a usá-las quando virar moda.
Um homem que criticava minissaia com botas pode cair de quatro ao ver a Julia Roberts em “uma linda mulher” arrasar no modelito.
O gosto pode mudar e talvez o bonito e o feio sejam relativos... 


Um motivo comum de briga por divergência de gosto é o futebol.
E tem gente que consegue ser intolerante até com os seus pares; eu mesma
já me surpreendi vendo pessoas no estádio vaiando seu próprio time!
Será que alguém acredita que um jogador que está errando passes ou
perdendo gols vai melhorar seu desempenho porque a torcida está vaiando?
Claro que não, ele vai nervoso e jogar pior ainda! Neste caso, além de indelicadeza, a vaia é um tiro no próprio pé!


E o gosto musical? Têm os que chamam de lixo a música que não gostam; mas se milhares de pessoas gostam daquele estilo, será que ele não é digno pelo menos de respeito? Não seria muita pretensão achar que milhares de pessoas estão erradas e só o seu gosto é bom?
Mas o que eu considero o cúmulo da grosseria é vaiar um cantor num show pelo simples fato de não ser o seu estilo de música preferido.
Onde fica o respeito por aqueles que estão lá e admiram aquele artista?
E o respeito pelo próprio artista que está ali apresentando o seu trabalho?
Não tá gostando do show? Vai embora!
Não quer ir embora? Fica quieto e espera terminar.
Se não consegue aplaudir por respeito ao artista, pelo menos não devia passar atestado de mal educado!
Se cada pessoa tem o seu gosto (e o direito incontestável de tê-lo), não é descabido ridicularizar ou julgar alguém pelas suas preferências? 


Não é difícil conviver com pessoas diferentes, basta aceitar as diferenças.
Aliás, se tem coisa de extremo bom gosto é o respeito.



3 comentários:

  1. Bingo para a tua postagem Dê! RESPEITO ACIMA DE TUDO! Grande beijo e muitas realizações no "teu espaço".

    ResponderExcluir
  2. Onde é que assino? É isso aí!!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo Denise! Gosto não se discute e fazer o que ,né?
    Temos é que aprender sim, a conviver com as diferenças, embora na maioria das vezes é bem difícil.
    Parabéns pelo blog ! Que sejas sempre muito feliz! Mereces, guria! grande beijo!

    ResponderExcluir