sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Deprê de Natal: eu tenho!


Nos últimos dias eu tenho pensado muito na proximidade do Natal.
Eu ia deixar pra falar sobre este assunto em dezembro, mas se ele vem ocupando tanto a minha cabeça, talvez seja a hora certa pra falar. Quem sabe outras pessoas também sintam como eu e pensando nisto com bastante antecedência consigam se preparar e ter um Natal melhor neste ano?  

Eu confesso que sempre me achei meio estranha quando ia chegando o Natal e eu não me sentia envolvida com a data como as outras pessoas. Eu ficava pensando se havia algo de errado comigo, se eu era diferente, esquisita; com o passar do tempo eu percebi que eu não era uma exceção; muitas pessoas têm dificuldade com esta época do ano, apesar de não verbalizarem.

Comigo não foi sempre assim. Durante a infância e adolescência eu adorava o Natal. A família era grande, com muitos tios e primos... a festa sempre tinha música, dança, boa comida e muita diversão. Mas com o passar dos anos as primeiras perdas começaram; perdi o irmão aos 25 anos e o pai aos 27. Nesta fase a minha filha era bem pequena e quando temos criança em casa a gente faz um mega esforço pra se empolgar.  Mas depois destas perdas, completamente alegre o Natal nunca mais foi. Com o passar dos anos, alguns dos meus tios também faleceram e à cada final de ano a festa era um pouco mais triste, até que as pessoas deixaram de se reunir nesta data.

Algumas pessoas ainda não tiveram uma grande perda ... outras já tiveram mas conseguiram evoluir a tal ponto que conseguem ficar felizes pelas pessoas que ainda fazem parte da sua vida. Eu admiro estas pessoas e queria ser assim.
Eu fico pensando no motivo destas dificuldades com o Natal... será que o tão falado “espírito de Natal” é uma fantasia da infância e só as crianças, ainda tão puras e ingênuas, conseguem senti-lo plenamente? 

Será que parte do problema não é a mídia, que nesta época despeja um monte de comerciais onde todas as famílias parecem felizes e perfeitas? Será que porque a minha família não é perfeita eu me sinto excluída?

Talvez a gente apenas fique mais sensível nesta época e aí as perdas e os problemas doam mais. Talvez apenas fique mais difícil aceitar as desavenças familiares, doenças, separações, desemprego e outros problemas no Natal.  

Não importa o motivo da “deprê de Natal”, a gente só precisa fazer o possível pra ficar bem.
A primeira coisa a fazer é parar de pensar que só você fica triste no Natal; agora você sabe que eu também fico e então somos pelo menos dois!
Você não precisa sair falando disso pra todo mundo, mas também não faça muita força pra esconder (fingir é um desgaste desnecessário).
Se for te fazer muito mal participar da festa, se dê o direito de não ir. Fale francamente com as pessoas mais chegadas a você. É normal que quem gosta de você queira a sua presença e tente te convencer. Não fique chateado; eles ficam preocupados achando que você vai se sentir pior se ficar sozinho. Diga que vai ficar bem, só não quer ser forçado a ir porque aí sim se sentiria mal. Fique em casa: compre umas coisas gostosas pra comer, assista a alguns filmes ou leia um livro. Se quiser pode até ir dormir antes da meia-noite que ninguém vai reclamar.
Mas se você não estiver muito mal; se você só está meio apático, mas ir à festa não seria um grande sacrifício,  o meu conselho é: vá! Pense nesta situação: você foi visitar pessoas muito queridas em outro país. Eles te convidam pra participar de uma festa local onde todos estão muito animados, mas pra você aquela data não traz nenhuma emoção; você simplesmente aceita o convite e tenta aproveitar ao máximo a boa companhia. Numa situação como esta você não se cobraria pelo fato de não estar envolvido como os outros, apenas curtiria a festa, tentando ter um momento gostoso com pessoas que ama.

É isto: a gente precisa tirar este peso das costas, como se fosse obrigação estar feliz o tempo todo. Todo mundo quer ser feliz (e se pudesse é claro que seria), mas não é uma obrigação.

Talvez a saída pra ficarmos bem no Natal seja relaxar e tentar aproveitar o que tem de bom; não compare com os natais do passado, evite ficar o tempo todo pensando naqueles que não estão mais com você, não compare os seus sentimentos com os dos outros. Apenas aproveite as coisas boas, como se fosse um aniversário ou outra comemoração qualquer...

Veja pelo lado bom: o dia de Natal só tem as mesmas 24 horas que qualquer outro dia do ano (tá bom, 48 horas considerando que os festejos vão do dia 24 ao dia 25), mas depois acaba! 
E mesmo que este Natal não seja completamente feliz, você sabe que só precisará passar por isto novamente depois de 12 meses!

Vamos combinar uma coisa? Vamos tentar passar por este Natal sem ficar triste?
Topa pelo menos tentar?

2 comentários:

  1. Soneto de Natal

    Machado de Assis

    Um homem, — era aquela noite amiga,
    Noite cristã, berço no Nazareno, —
    Ao relembrar os dias de pequeno,
    E a viva dança, e a lépida cantiga,

    Quis transportar ao verso doce e ameno
    As sensações da sua idade antiga,
    Naquela mesma velha noite amiga,
    Noite cristã, berço do Nazareno.

    Escolheu o soneto... A folha branca
    Pede-lhe a inspiração; mas, frouxa e manca,
    A pena não acode ao gesto seu.

    E, em vão lutando contra o metro adverso,
    Só lhe saiu este pequeno verso:
    "Mudaria o Natal ou mudei eu?"

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Denise: adorei tua crônica, mto sincera e real, acho que mtas pessoas devem se identificar contigo nessa data. Eu tb, um pouco, apesar de adorar a festa de Natal com a família, porém, os dias que antecedem a data, como agora, já começo a ficar um tanto triste, pensando nos dois manos que partiram tão cedo, fica aquela lacuna, aquela ausência sofrida, mas, qdo chega a hora, faço o possível pra me alegrar e curtir a presença dos que ainda estão conosco, principalmente minha mãe, que já está perto dos 80 anos, graças a Deus, é nossa alegria!
    Feliz Natal a todos que tem pessoas queridas a seu lado, curtam isso, pois nem sempre será assim.
    Bjs Denise, parabéns pela linda crônica!
    Bety Corrêa - RS

    ResponderExcluir