quinta-feira, 24 de março de 2011

Liberdade para quem merece



A frase mais conhecida sobre liberdade é a que diz que a de um termina onde começa a do outro. Trocando em miúdos, a minha liberdade não pode resultar na perda da liberdade de outra pessoa; a idéia é 100% correta, pena que na prática, não seja respeitada.

Tem gente que usa a sua liberdade para se embebedar e dirigir, causando um acidente onde vai machucar alguém que estava usando a sua liberdade para passear de carro com a sua família, sóbrio. 

Outro usa a sua liberdade para decidir que ao invés de trabalhar vai roubar as bolsas das pessoas que estão em uma parada, usando a sua liberdade para esperar o ônibus e ir para a faculdade. 
Um homem-bomba resolve usar a sua liberdade para se explodir, matando uma grande quantidade de pessoas, que estavam usando as suas liberdades para passear em um cinema ou museu. 

Alguém pode dizer que as pessoas que prejudicam, ferem ou matam alguém (a não ser o homem-bomba), quando forem pegos, vão ser punidos e vão pagar pelo mal que fizeram; com certeza devem ser punidos, mas isto não desfaz o mal que causaram, apenas faz com que se arrependam e talvez os impeçam por um tempo de repetir o erro. Mas e as pessoas prejudicadas e suas famílias? Quem vai devolver o que perderam? 

Às vezes eu preferia que as pessoas não tivessem tanta liberdade... Não seria melhor se Deus fosse um Pai mais rígido e tirasse a liberdade dos filhos que demonstram não saberem usá-la? 

Eu acho que devia ser assim: cada pessoa ser livre para fazer o que quisesse, desde que só ela sofresse as conseqüências. Se alguém quisesse dirigir bêbado e causasse um acidente, só o motorista deveria se machucar. Quando alguém decidisse brincar com fogos de artifício apesar de todo mundo avisar que é perigoso, só o teimoso deveria se queimar. 

Cada um tem o direito de fazer qualquer bobagem com a sua liberdade, pode até botar fora a própria vida, o que não é justo é que pessoas que querem usar a sua liberdade pra coisas boas, para ter uma vida produtiva, saudável e segura, tenham que pagar pelas más escolhas dos outros. 

Liberdade é muito bom, mas nem todo mundo merecia ter... infelizmente!



2 comentários:

  1. Oi Denise, tudo bom? Concordo contigo. É que nem o exemplo também do fumante e dos fumantes passivos. Puxa, fulano tem liberdade de fumar e por isso sou obrigada a aspirar aquela fumaça toda e talvez até ficar doente? Ele vai pagar minha consulta médica, meus remédios? Pois é...

    OLha, me identifiquei muito contigo. Li um texto teu sobre natal no final do ano passado, me sentia como você, só não escrevi nada devido a correria. Mas já faz um tempinho que te sigo, viu. Gosto de teu blog!

    Beijão e, desde já, um bom final de semana :)

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Entendo perfeitamente o que disseste, querida! Poderias , também ,citar outros exemplos, tenho certeza!
    O que mais falta neste mundo é educação, moral e respeito com o seu semelhante, por isso está como está: o egoismo imperando!
    Acredito e confio em Deus: isto um dia vai ter fim ,até lá vamos aprender a duras penas!
    Que este dia chegue logo!

    bj

    ResponderExcluir