segunda-feira, 7 de março de 2011

Meias verdades


Tem gente que se considera sincera quando na verdade apenas não fala mentiras, o que é completamente diferente.

Não entendeu? Vou dar alguns exemplos:

- A mãe foi informada pela escola que a filha adolescente anda chegando atrasada às aulas. Quando chega do trabalho ela pergunta à filha: Como foi hoje? Chegou atrasada na aula? A filha responde que não, mas não conta que matou a aula inteira e por isto não se atrasou. Quando a mãe descobrir e for questionar a filha, certamente ela vai responder que não mentiu, afinal a mãe perguntou se ela tinha chegado atrasada e não se ela tinha ido à aula.

- A namorada pergunta ao namorado: Tu saiu com a fulana ontem? O namorado responde que não, mas “esquece” de comentar que a “fulana” foi até a casa dele. Ele sabe que a parte mais importante da pergunta não estava ligada ao fato de ele ter saído ou permanecido em casa, mas sim ao fato de ele ter se encontrado ou não com a “fulana”, mas ele escolhe fazer de conta que não entendeu.

- Um homem que deve depositar 30% do salário como pensão alimentícia para os filhos passa anos sem dar nem um centavo porque está desempregado. Na verdade ele trabalha como autônomo e por este motivo sua carteira não é assinada. Ele não possui “salário”, mas recebe dinheiro em troca do serviço que presta. É óbvio que deveria dar 30% de tudo que recebe, mas lhe interessa levar a palavra “salário” ao pé da letra. Mas se ele morasse junto com os filhos faria alguma diferença se o dinheiro que têm é chamado de salário ou de pró-labore? Ele deixaria de comprar comida ou remédios para os filhos porque o dinheiro que possui não pode ser chamado de “salário”? 

- Um cara que mora com uma mulher ou possui um namoro de longo tempo conhece uma bonitona que pergunta se ele é casado e ele responde que não. A verdade inteira seria: não sou legalmente casado, mas moro com a minha namorada; ou, não sou casado, mas tenho namorada. Será que ele não entendeu que ela queria saber se ele estava disponível e não se ele possuía uma certidão de casamento? Claro que entendeu!

Existe um provérbio chinês que diz: “Meia verdade é sempre uma mentira inteira.”

Na tua opinião, uma pessoa que faz um jogo de palavras pra responder a uma pergunta omitindo de propósito uma parte da verdade pra tirar algum proveito está falando a verdade? Eu acho que não; quem faz isto sabe que está mentindo e se acha esperto por isto! Eu não acho que mentir é esperteza: é bom lembrar que não existe mentira que dure para sempre...

Ser sincero é muito mais do que não dizer mentiras. 

Quando eu faço uma pergunta a alguém, eu não quero meias verdades, eu mereço verdades inteiras. 



2 comentários:

  1. Meu pai gostava de contar uma história de uma audiência em que uma testemunha ou parte, um homem bem simples, passou a sessão toda negando ter saído com certa mulher. Lá pelas tantas o advogado ou o Juiz fez menção de que ele negava ter dormido com a mulher e ele disse: "Mas eu não disse que não dormi com ela. Dormi, sim, várias vezes. O que me perguntaram foi se eu SAÍ com ela. Não, não saí."

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, ser sincero é muito mais do que não dizer mentiras!

    Eu concordo plenamento contigo ,Denise:quando faço uma pergunta, não quero meias verdades, mereço verdades inteiras.

    Um grande beijo!

    ResponderExcluir