quinta-feira, 17 de março de 2011

“Um dia” é quando?


Muitas vezes a gente vai adiando coisas que quer ou precisa fazer, usando expressões como “um dia eu vou fazer isto” ou “eu ainda quero fazer aquilo” e justificando que não tem tempo, não tem dinheiro e às vezes, as duas coisas.

“Um dia” não existe no calendário; só se pode fazer coisas do dia primeiro ao dia 31 de algum mês! 

É claro que tem coisas que a gente quer para o futuro mas não tem como precisar uma data, como uma jovem de 15 anos que “um dia” pretende ser mãe; ela ainda precisa amadurecer, trabalhar, estudar e encontrar a pessoa certa para compartilhar este plano.

Mas tem coisas que a gente vai postergando por medo: eu tenho feito muito disso.

Há mais de cinco anos eu pensei em escrever um livro; escrevi umas 5 ou 6 páginas e parei. Durante os últimos anos, as poucas pessoas que souberam deste meu desejo perguntavam: e aí? Quando é que tu vai escrever aquele livro? E eu sempre respondia: um dia... Eu acho que parei porque tive medo de não conseguir ir até o fim. Medo de descobrir que toda a minha criatividade não chegaria à décima página ou de depois de pronto não conseguir publicar.

Outra coisa que venho adiando a alguns anos é frequentar um curso de inglês. Eu sempre me senti desconfortável por não saber inglês: não entender a letra de uma música, não poder atender um cliente ou responder um email em inglês, não entender os diálogos de um filme sem olhar a legenda... Mas eu tinha medo de ter muita dificuldade e até de não conseguir aprender; mas eu sempre me prometia que “um dia” eu ia fazer um curso...

Sempre que via fotos lindas de outros paises eu pensava: “um dia” eu ainda vou viajar, mas ia adiando porque no fundo tinha medo de não ser capaz de economizar com bastante antecedência, cortando todos os gastos supérfluos para priorizar a viagem....

E para completar, cada vez que ficava sabendo de mais uma campanha para incentivar que mais pessoas fossem voluntários para doação de medula óssea, qual era a minha decisão? Eu vou me cadastar, “um dia”...

Chega de esperar “um dia”. Se existe alguns desejos que se pode realizar imediatamente e outros que precisam de planejamento e tempo, eu acho que as respostas devem ser: para os do primeiro grupo: porque não hoje? Para os do segundo grupo: tudo bem, mas quando eu vou começar? 

Eu não sei se eu estou ficando velha, mas a cada ano tenho a sensaçao de que os dias e meses estão passando mais depressa e que se eu ficar adiando tudo que quero fazer, vou acabar não fazendo a maioria.

Este ano tenho tentado fazer mais e postergar menos. 

Primeiro decidi que em setembro eu vou viajar pra Europa. Será que eu vou conseguir tudo o que preciso para a viagem? O dinheiro eu já estou colocando um pouco todo mês na poupança mas não sei se vou conseguir o valor necessário; as férias eu ainda não posso saber se vai ser possível. E se quando chegar perto da data estipulada eu descobrir que não vai dar para viajar? Aí eu adio, remarco para as férias do ano que vem; pelo menos já vou ter uma boa parte do dinheiro e vai faltar bem menos para juntar.   

Depois me cadastrei como doadora de medula óssea.

Em fevereiro comecei a escrever o meu livro.

Nesta semana me matriculei num curso de inglês.

Tudo bem fazer um planejamento e depois ter que adiar ou até não conseguir completar; o importante é começar. Os medos a gente vai enfrentando um de cada vez e se não for possível concretizar alguns dos planos iniciados, pelo menos vai ter tentado. Prefiro isto do que continuar a me arrepender de ver o tempo passando e deixando de fazer o que quero por medo de tentar.





2 comentários:

  1. Adorei!!! É isto mesmo, precisamos é de atitude! Ficar dizendo: um dia, é nunca fazer nada!

    Tenho que me inspirar em ti e colocar meus planos em pratica!

    bj

    ResponderExcluir
  2. Te apoio! :)

    Quanto a viagens, há várias maneiras de gastar menos nelas...o bom é que hoje em dia, com a internet, é bem mais fácil pesquisar sobre os destinos para os quais se quer ir, formas alternativas de hospedagem, etc...

    Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir