quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia da Mulher (sem estereótipos)



Sempre detestei comentários do tipo: “Ele cozinha como uma mulher” ou “Ela dirige como um homem”. Como assim? Quem disse que todas as mulheres sabem cozinhar e que todos os homens são bons motoristas? Estes conceitos vêm se arrastando ao longo das décadas e muitas pessoas os repetem sem pensar. 

De acordo com a Wikipédia, estereótipo é um conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica”, ou seja, dizer que os homens são assim ou as mulheres são de determinada forma é sempre errado, porque nenhuma característica é só de um dos gêneros e nem se estende a todos daquele grupo. 

Com a proximidade do Dia Internacional da mulher a mídia nos entope de propagandas e nossos emails se enchem de textos que exaltam as ditas “qualidades femininas”. Nos lembram do quanto somos especiais, competentes, sensíveis, boas mães, boas companheiras... Não somos todas iguais, mas tudo bem; não faz mal nenhum as mulheres receberem elogios e homenagens; as que estão com a auto-estima meio baixa vão lembrar que possuem qualidades e as que estão se sentindo meio desvalorizadas vão ter suas energias renovadas. 

O que me fez ter vontade de falar sobre tudo isto foi assistir um antigo DVD de  um show da Maria Rita que eu adoro: ela cantou aquela música que diz: “ ...sou mais macho que muito homem!” Adoro esta frase e sempre que escuto eu canto junto como se eu tivesse afirmando a meu respeito: sou mais macho que muito homem! Nada a ver com sexualidade e nem com aparência física... Tudo a ver com o estereótipo de que os homens são fortes, trabalhadores, corajosos... Muitas mulheres são a prova clara do quanto estes conceitos são enganosos e injustos: nem todo homem é forte, corajoso, trabalhador, assim como nem toda a mulher é sensível, boa mãe ou gosta de “lidas domésticas”. 

Somos do jeito que somos por termos tido uma determinada educação, família, grupo social, por termos vivido determinadas experiências e não por sermos homens ou mulheres.

Mas o dia 8 de março se aproxima e eu quero aproveitar pra deixar um abraço muito sincero pra todas as mulheres que merecem ser homenageadas com um dia especial só pra elas (e eu conheço várias)! 

O dia internacional da mulher é para todas, mas especialmente:

- para a mulher que batalha pra ter sucesso profissional, que estuda, que se sustenta e as vezes sustenta sozinha os seus filhos; 
- para a mulher que cuida da sua casa do jeito que pode e no tempo que consegue, que quando precisa pinta paredes, faz uma mudança sozinha, troca lâmpadas e pendura cortinas; 
- para a mulher que já saiu no meio da noite dirigindo ou de taxi para levar seu filho ou sua mãe ou pai no hospital;
- para aquela que venceu uma seleção entre várias para um novo emprego ou promoção; 
- para a que paga os estudos dos filhos e trabalha duro sem se queixar porque faz com vontade; 
- para a mulher que faz algum trabalho voluntário e para a que tem coragem de começar uma vida nova depois de uma separação; 
- para  todas as que cuidam de si, do seu trabalho, da sua casa, da sua aparência, da sua espiritualidade, da sua familia, das suas finanças e não deixam de ser gentis e bem-humoradas. 

Força e felicidade pra todas nós!

Um comentário:

  1. Obrigada ,querida amiga ,pela parte que me toca na sua homenagem. Acho que todas nós temos um pouco de cada ítem que escreveste, talvez algumas tenham até bem mais que um ítem.
    Aproveito para deixar aqui, também os meus parabéns a todas as mulheres lutadoras, fortes e "..mais macho que muito homem..."
    E, um abraço especial a você, pela linda lembrança em nos homenagear! beijão!

    ResponderExcluir