domingo, 7 de abril de 2013

Três verbos: Entender, Aceitar e Tolerar




Cada pessoa tem o direito de fazer as suas escolhas e cabe aos outros decidirem como vão lidar com elas. O direito de escolha de um não obriga e nem garante a aprovação de outro.

As atitudes de uma pessoa sempre causam impacto em quem convive com ela, e quanto mais forte for a ligação, maior será o impacto de suas decisões e escolhas.

Quando uma pessoa de quem gostamos tem um comportamento com o qual não concordamos, passamos por uma situação difícil: tentamos entender seus motivos, mas nem sempre é fácil aceitar ou apoiar. Talvez entender seja a parte mais fácil, se levarmos em conta os sentimentos e as preferências da pessoa, mas aceitar não é tão fácil e normalmente tentamos conversar e argumentar para que mude.

Mas se não mudar? O que vamos fazer? Vamos nos afastar de quem gostamos porque não gostamos de suas escolhas?

Depende! Existem comportamentos como infidelidade ou violência doméstica que são considerados inaceitáveis pela maioria e em muitas vezes a única atitude possível é o afastamento. Existem outras atitudes que preferíamos que não tivessem ocorrido, mas que acabamos aceitando porque não temos como fazê-los voltar atrás e porque não chega a prejudicar tanto, como por exemplo um filho fazer uma tatuagem enorme ou perder um bom emprego. Apesar de não concordarmos, podemos aceitar.

Mas se alguém de quem gostamos muito, que possui muitas qualidades e de quem não cogitamos nos afastar faz escolhas que lhe fazem algum mal? Comportamentos que podem prejudicar sua saúde física ou emocional, fazer perder oportunidades ou até colocar em risco sua segurança? Como conviver com o que nos causa dor e preocupação? Aí vem o terceiro verbo: tolerar. Depois de pedir e argumentar muito, só podemos continuar convivendo com a pessoa (apesar de sofrer com sua escolha) e esperar; continuar ajudando e querendo tudo de melhor para ela, ao mesmo tempo que torcemos para que faça escolhas melhores para a sua vida.

É muito simplista alguém dizer que quem ama aceita cem por cento, mesmo não concordando. Às vezes o máximo que conseguimos é nos manter perto e tolerar o que não conseguimos concordar. Li uma frase com a qual concordo plenamente:



“Amar não é aceitar tudo. Aliás: onde tudo é aceito, desconfio que há falta de amor.”
-- Vladimir Maiakovski



Nenhum comentário:

Postar um comentário