terça-feira, 12 de março de 2013

Imprecisão




Hoje quando levantei tinha um bilhete da minha filha em cima da mesa: “Me liga pelas 8h pra me acordar”. Que hora é “pelas 8h”? Imaginei que queria dizer “em torno de 8 horas”, ou seja, minutos antes ou minutos depois das 8h; na dúvida liguei às 08h15m e como ela estava dormindo mesmo não fez a menor diferença.

O resultado deste bilhete foi que eu fiquei pensando como estes horários inexatos que a gente usa podem ter significado diferente de acordo com quem fala. Imagine a situação: duas amigas combinam de se encontrar em frente a um restaurante para almoçar às 13h; uma é pontual, mas a outra chega às 13h20h. A que chegou atrasada vai dizer que chegou “umas 13 e pouco”, já a que estava esperando no sol e roxa de fome vai dizer que a outra chegou “já era umas 13 e tanto”. Questão de ponto de vista.

Também varia muito a percepção que as pessoas têm da idade dos outros.

Eu acho muito engraçada a expressão “não aparenta”! O que? Tu tens 39? Não aparenta! Eu “te dava” no máximo uns 38! Como as pessoas podem ter uma imagem tão precisa de cada idade? Será que a diferença é tão grande entre quem tem 38 e quem tem 39? Eu não vejo diferença!

Eu tenho muita dificuldade em tentar adivinhar a idade de alguém. É tão complexo! As vezes pessoas da mesma idade são completamente diferentes! Pra não errar muito feio eu costumo deixar uma margem maior: ao invés de dizer que uma pessoa deve ter uns quarenta e dois anos eu uso um método que eu aprendi depois de muitos anos observando a maneira como as pessoas se expressam. É assim:

- quando eu acho que a pessoa tem entre 41 e 44 anos, eu digo que ela deve ter uns “40 e poucos” anos.

- quando eu acho que a pessoa tem entre 45 e 48 anos, eu digo que ela deve ter uns “40 e vários”;

E se alguém pergunta a minha idade? Acabei de fazer “40 e todos”!


Um comentário:

  1. Concordo com você, realmente não vejo grandes mudanças em apenas um ano de diferença na idade.Mas também acho meio indelicado te perguntarem quantos anos fulano tem, ou quantos anos você acha que tenho, a resposta nem sempre pode agradar rrs.Então é melhor e mais fácil dizer logo a idade certa, sem muitos mistérios.Abraços. Alê.

    ResponderExcluir