domingo, 21 de abril de 2013

Dois tipos de sorte





 Eu entendo que existem dois tipos de sorte: a primeira, quando uma coisa boa simplesmente “cai do céu”; eu vou chamar de “sorte gratuita”, Esta é a sorte no seu sentido literal, descrita no dicionário como “sucesso casual”. Neste caso a pessoa não faz nada para ganhar alguma coisa mas mesmo assim ela ganha. Alguém que sem querer pisa em um papel e descobre que é um bilhete de loteria premiado: a pessoa não comprou um bilhete nem se deu ao trabalho de escolher os números e simplesmente ganha uma fortuna. Outro exemplo é alguém que está caminhando em uma rua qualquer e ganha um carro zero quilômetros simplesmente porque foi a milionésima pessoa a passar em frente a uma determinada concessionária. 
É claro que nestas situações a pessoa se sentirá extremamente sortuda! 

Mas eu me sinto uma pessoa de sorte mesmo quando me esforço muito para alcançar alguma coisa e tenho sucesso. Ter um bom emprego é sorte ou merecimento? Fazer a viagem dos sonhos que foi totalmente paga por você mesma é sorte ou merecimento? Eu acho que as duas coisas.  

Este é o segundo tipo de sorte, que eu vou chamar de “sorte merecida”: você se esforça, se dedica ao máximo e consegue alcançar seu objetivo. Mas se existe esforço e merecimento por que é sorte? Porque nem todo mundo que merece e se esforça consegue. Muita gente trabalha duro a vida inteira e não consegue comprar a casa própria, ter um bom salário ou realizar qualquer outro sonho. Às vezes alguma dificuldade as impede: um problema de saúde ou familiar, falta de oportunidade, falta de apoio, falta de determinação, ou mesmo sem nenhum motivo evidente, simplesmente não acontece. 

A sorte gratuita é bem difícil de acontecer e por este motivo quem só acredita neste tipo de sorte pode ficar meio desanimado, mas lembrar que existe a sorte merecida torna a pessoa mais positiva e determinada.  

Se a pessoa realmente acreditar que pode alcançar seu objetivo ela vai se esforçar muito mais, e o esforço é um grande passo pra alcançar o que se quer.

De qualquer forma desejo sorte pra todos nós, afinal um pouquinho de sorte não faz mal pra ninguém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário