terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Teoria do Otimismo

Eu tenho uma amiga bonita, inteligente, engraçada, mas muito pessimista.

Antes mesmo de fazer as provas, ela já diz que vai rodar (e até agora sempre foi aprovada!)

Eu sou o oposto; sempre penso na possibilidade mais agradável, sempre acho que tudo vai dar certo.

Um dia eu disse que ela não podia ser tão pessimista e ela ainda defendeu a sua teoria: “eu já saio esperando pelo pior: se acontecer alguma coisa boa, vou ter uma surpresa agradável, mas se der tudo errado, eu não vou me decepcionar!”

Eu poderia falar pra ela da Lei da Atração, que diz que a gente atrai o que a gente pensa, mas vou optar por uma teoria minha mesmo: simples, prática e lógica:

Veja bem:

- se a pessoa pensa que algo vai dar errado e depois dá certo: sofreu à toa, pensando em uma coisa negativa que nem ia acontecer.

- se pensa que algo vai dar errado e a previsão se confirma: perdeu a chance de pelo menos passar um tempo bem, e começou a sofrer antes da hora.

- se pensa que vai dar certo e dá errado: aproveitou um tempo feliz e estava mais forte quando teve uma decepção (portanto vai enfrentar melhor o problema).

- se pensa que vai dar certo e o resultado é positivo: já começou a ser feliz antes mesmo de ter um motivo real pra comemorar. Perfeito: só alegria!

Então: não está claro que é melhor pensar de forma positiva?

Prever coisas negativas antes de acontecerem é sofrer por antecipação e muitas vezes sofrer sem necessidade. E pra quê? Sofrer, só em último caso, quando tiver um motivo real! Fora isto, a gente tem que passar o máximo de tempo bem (pro nosso próprio bem!)

Um comentário:

  1. Concordo contigo, Denise!

    E, como existem pessoas, que são extremamente pessimistas, mas não percebem!
    Tem pessoas, que pulam cada vez que toca o celular, pois já "sabem" que é bronca, ou quando são chamados pelo chefe, já pensam: o que fiz de errado?
    Já imaginaste ,se sofressemos cada vez que toca o celular, oferecendo novos planos de telefonia ou novo cartão de crédito? Na certa eu já teriamos infartado! Hoje , já recebi dois, destes telefonemas!

    Beijo querida!

    ResponderExcluir