sábado, 24 de setembro de 2011

Pelado

Acho maravilhoso como um autor consegue dizer coisas profundas com palavras simples; melhor ainda quando a letra da música é engraçada e todo mundo canta sem nem perceber o lado inteligente do que está sendo dito.

Comecei a pensar nisto um dia destes, quando ouvi a música Pelado, do Ultraje a Rigor. Esta música de  letra divertida e ritmo agitado marcou muitos jovens dos anos 80, que como eu, ainda sabem a letra e sentem vontade de cantar e dançar junto.

A música fala da indignação e intolerância das pessoas e autoridades com a nudez do corpo enquanto existem pessoas "nuas" de comida, educação e condições de saúde.

Só por dizer isto de forma criativa a música já mereceria elogios, mas ela vai além... ela diz que “ por baixo da etiqueta é sempre tudo igual”! E não é? Todo ser humano não nasce com os mesmos “itens de fábrica”? Duas pernas, dois braços, uma cabeça; dois pulmões, um fígado e um coração... 

Ah, é claro que existem diferenças entre o corpo do homem e o da mulher, mas entre todos os homens e entre todas as mulheres não é basicamente tudo igual?

E tem mais... todas as pessoas possuem as mesmas necessidades básicas, como comer, beber, respirar; todos transpiram, fazem suas “necessidades”, possuem instintos de sexo e de sobrevivência.

É verdade que o ser humano é muito complexo e que existem pessoas completamente diferentes em termos de personalidade, caráter e ambições... Mas no fundo, simplificando tudo, o que todo mundo quer não é muito parecido? As pessoas priorizam de forma diferente as suas necessidades e objetivos, mas existe alguém que não queira ter saúde, paz, realização e sucesso profissional, amigos, família e amor?

Somos muito iguais para perder tempo focando nas diferenças, como nível social e intelectual, aparência, condições financeiras; isto tudo é detalhe, vamos focar no que realmente importa e diferencia as pessoas, que é o que elas trazem no coração, o bem que fazem e desejam para si e para os outros... a bondade e o caráter fazem um ser humano melhor, o resto é tudo igual.






Um comentário:

  1. Adorei Denise!

    Mais uma vez, análise muito inteligente, da vida que passa e as vezes nem percebemos, nos preocupando com bobagens.

    Se todos queremos, basicamente as mesmas coisas, por que tanto desencontros?

    Ah ,seres humanos...

    Grande beijo!

    ResponderExcluir