sábado, 10 de setembro de 2011

Um dia de cada vez

Na semana passada eu assisti novamente o filme Click, com o Adam Sandler, onde o personagem encontra um controle remoto capaz de acelerar o tempo, pulando períodos da vida que parecem menos importante e indo direto para momentos especiais, como promoções e aquisições. Depois de algum tempo ele descobre que o que no início parecia bom acabou não valendo a pena, porque ele fez sua vida passar mais rápido, sem dedicar tempo para cuidar da sua saúde e sem aproveitar o dia-a-dia com as pessoas da sua família.

Este filme me fez pensar que muitas vezes ficamos torcendo para que o tempo passe rápido para vivermos logo uma situação ou conquista prevista para meses ou anos à frente.  

No início da gravidez já começamos a querer que chegue logo o dia do nascimento para podermos ver e segurar o nosso bebê. Nos primeiros meses já começamos a pensar na festa do primeiro aniversário e em como será bom quando ele começar a andar e a falar. 

Quando estamos estudando ficamos desejando que o semestre ou o ano letivo acabe logo, já pensando no certificado e na formatura.

Quando trabalhamos, ficamos ansiando pelo final de semana, pra podermos descansar, pelo final do mês para recebermos o salário, pelas férias para podermos viajar...

Quando compramos um imóvel, um carro ou fazemos qualquer outro tipo de prestação, ficamos pensando em como vai ser bom quando quitarmos o débito. Há uns 3 anos atrás eu comentava que quitaria um financiamento em dezembro de 2011 e me perguntaram se eu não estava louca para que chegasse o dia da última prestação; eu respondi que não, porque quando chegasse este dia eu já teria 47 anos e eu não tinha pressa de chegar nesta idade.

A cada ano que passa eu tenho a impressão de que os meses passaram mais rápido... Os dias continuam tendo 24 horas e as semanas 7 dias, mas talvez pelo fato de estar sempre focando no futuro eu tenha a impressão de que o tempo está passando mais depressa. Mas qual é a vantagem do tempo passar tão rápido? Cada semana ou mês que passa não vai voltar mais! É a nossa vida que está passando e a gente está com pressa?

Muitas vezes colocamos nossa felicidade no futuro, mas o futuro é um “lugar” que só existe na nossa imaginação; devemos sim fazer planos, traçar metas e seguir os passos necessários para alcançarmos o que queremos, mas sem esquecer de aproveitar o presente.

Se eu pudesse ter um controle remoto do tempo, com certeza só usaria a tecla de voltar: reviveria momentos dos quais tenho saudade e conversaria com pessoas que já não posso encontrar.  

Amanhã vem depois de hoje... vamos viver um dia de cada vez... 


Um comentário: