quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cada Santo na sua especialidade


Eu já contei que falo sozinha, com a televisão, com músicas, mas ainda não tinha revelado que também falo com os santos. 

Numa destas ocasiões, fiquei pensando que os santos são uma espécie de ministros de Deus, porque cada um tem uma especialidade e conforme a necessidade as pessoas apelam para um santo específico.

O Santo Antônio tem fama de casamenteiro, uma espécie de ministro dos relacionamentos. Já ouvi falar de muitas simpatias que fazem pra pedir um marido pro Santo Antônio, mas eu nunca fiz nenhuma… Isto é um mistério:  posso ouvir pessoas ensinando simpatias durante vários dias, mas quando chega o dia 12 de junho eu esqueço completamente e só vou lembrar no dia seguinte, quando alguma amiga me pergunta toda esperançosa: e aí? Fez alguma simpatia? E eu sempre tenho que responder: tu acredita que eu esqueci? De novo!? Será que é por isso que eu nunca casei? Não... deve ser coincidência...  E num país que tem mais mulheres do que homens, como é que ele ia conseguir atender a todos os pedidos? Sim, porque também nenhuma mulher quer dividir seu homem com as outras, né? Cada uma quer um inteirinho só pra si (inclusive eu)! Assim fica difícil!

É com São Pedro que eu mais converso: sempre que eu preciso que ele não mande chuva porque eu vou ao estádio, à praia ou a outro passeio ao ar livre. Eu peço à ele, mas entendo quando ele não atende... Ele é um tipo de ministro da meteorologia, mas este é um dos ministérios mais difíceis! Impossível agradar todo mundo. No mesmo lugar vai ter gente pedindo chuva e gente pedindo sol... E tem lugares onde todo mundo quer sempre a mesma coisa: na praia ninguém nunca quer que chova, mas e as plantinhas? Uma hora tem que chover ou não vai sobrar nada verde e é até capaz do mar secar!  Na serra as pessoas querem sempre frio: mas uma hora tem que ter sol, e o sol vai aumentar a temperatura. Eu não sei, mas desconfio que enlouqueceram tanto o pobre do São Pedro que agora ele está completamente confuso, fazendo chover demais em alguns lugares e de menos em outros... 

Tem também o São Cristovão, que protege os motoristas, São Jorge que é o santo guerreiro, São Francisco que cuida dos animaizinhos... 

Cada um tem que achar o santo certo pra pedir o que está precisando.

Como eu não sou das pessoas mais religiosas, mas também não sou nenhum São Tomé,  já resolvi que deste ano não passa. Se eu esquecer mais uma vez de fazer simpatia pro Santo Antônio no dia certo, vou ter que apelar: vou esperar o dia de todos os Santos, segurar uma imagem de Santo Expedito em uma mão e a de Santo Antônio na outra e pedir pulando em um pé só: São Longuinho, São Longuinho, me dá um namorado maravilhoso que eu te dou 3 pulinhos.

Será que vai funcionar?

Um comentário:

  1. vocês tem que dizer as especialidades e os nomes dos santos!!!

    ResponderExcluir