terça-feira, 28 de maio de 2013

Palavras aposentadas





Um dia destes eu vi um homem no ônibus carregando uma sacola de supermercado dizer que ia deixá-la no “assoalho” para não molhar o banco. Esta palavra me soou estranha, acho que não tenho ouvido muito ultimamente. Na hora comecei a pensar em quantas palavras a gente deixou de usar com o passar do tempo. Lembrei do dia em que a minha filha me olhou com cara de interrogação quando a minha mãe comentou que tinha escutado uma “anedota” no rádio. 

Nos dias que se seguiram comecei anotar palavras e expressões que caíram em desuso e que se tu tiveres menos de 40 anos pode nunca ter escutado.

A lista de palavras “aposentadas” ficou tão longa que cheguei a classificar em grupos:

- roupas de algumas décadas atrás: japona, calça boca de sino, blusa de gola olímpica, camiseta de física, pantalona, maiô de duas peças, cacharel.

- verbos que ninguém conjuga mais: datilografar, mimeografar, rebobinar, paquerar. 

- expressões que ficaram no tempo: tirar retrato, coar café, raspar as pernas, ler fotonovela, ouvir LP, reunião dançante.

Fiquei com uma sensação boa por ter descoberto uma vantagem de ficar mais madura: o nosso vocabulário é muito extenso!

E para aqueles que ficaram com dúvidas, sugiro que ao invés de pesquisar as palavras no Google aproveitem para conversar com a mãe, tia ou avó: elas vão gostar de explicar o que as palavras significam e com certeza vão ter algumas histórias bem interessantes pra contar.


3 comentários:

  1. Conjunto, cafona, radio de pilha, carro de praça, ginástica, obrigada, por favor, com licença e por aí vai...

    ResponderExcluir