domingo, 12 de maio de 2013

Lentes Coloridas




Quando eu era criança todo mundo que eu conhecia tinha televisão preto e branco. Quando as primeiras TVs em cores começaram a ser vendidas em Porto Alegre o preço era muito alto; as famílias começaram a sonhar com sua primeira TV colorida mas poucos tinham dinheiro pra comprar. 

Num belo dia o meu pai chegou em casa com uma tela de plástico duro de acoplar à televisão preto e branco para que ela “se tornasse” colorida. Na verdade a tela só tinha 3 cores: a parte superior era azul, a parte de baixo era verde e o centro era cor de rosa. Até parecia adequado quando a cena era de um dia de sol, com céu azul e as pessoas passeavam em um lindo gramado, mas de qualquer jeito todo o resto era rosa: pessoas, animais, prédios... mas a gente gostava. 

A vida da gente parece que muda de cor de acordo com o momento que estamos vivendo. Quando estamos muito felizes parece que tudo fica mais colorido e mais bonito. Quanto estamos muito tristes a vida fica cinzenta, parecendo um dia frio e nublado. Mas e o resto do tempo? O que acontece quando a vida está simplesmente seguindo seu curso, sem termos motivo para estarmos extremamente tristes e nem explodindo de alegria? Às vezes tenho a impressão que nos dias comuns as pessoas se deixam levar pela rotina e começam a ver a vida em tons pastéis; parece que o normal é chato e sem graça. Mas não precisa ser; a gente pode fingir que usa lentes coloridas e ver a vida mais bonita! 

As más notícias dos jornais, as dificuldades do dia-a-dia, as contas para pagar, o cansaço, as preocupações... Tudo isto nos rodeia diariamente, mas as coisas boas também estão por aí, bastando a gente prestar mais atenção nas situações positivas. Eu vejo muitos gestos de bondade e gentileza de pessoas em todos os lugares. Quando alguém oferece seu lugar no ônibus mesmo quando não está sentado nos bancos especiais, quando um motorista avisa para outro que a porta do seu carro não está bem fechada, quando alguém dá algo de comer para um morador de rua... Sempre que eu vejo um gesto de bondade eu lembro de pessoas que generalizam dizendo que hoje todas as pessoas são egoístas e interesseiras. Não são não! Não todas. 

Eu conheço muitas pessoas que fazem coisas por pura solidariedade. Pessoas que trabalham como voluntárias em hospitais, que coletam alimentos para quem precisa, que recolhem cachorros machucados da rua, que cuidam dos netos, que dão o que podem pra quem tem menos, enfim, pessoas que tentam de alguma forma ajudar alguém. 

A vida não é cor de rosa o tempo todo, mas podemos tentar enxergar as cores possíveis. Não se trata de fechar os olhos para as coisas negativas, mas de focar no lado bom da vida e das pessoas, de sermos otimistas e levarmos mais cores para a vida dos outros.




Um comentário:

  1. Belo texto! só para lembrar...meu pai tb comprou essa tela colorida, será que les não compraram juntos!!! bjoooooo

    ResponderExcluir