quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Conversando com os animais



Hoje cedo quando eu estava esperando o ônibus, vi uma mulher saindo de um edifício com um cachorro. Ela tentava prender a guia na coleira do cachorro, mas cada vez que se aproximava o cachorro se afastava e ela dizia “espera!”. Depois de três tentativas frustradas a mulher diz pro cachorro: “Max, será que tu não entende o que é espera?” Eu pensei: claro que não, ele é um cachorro! Porque ela estava tão surpresa ao ver que o cachorro não entende uma palavra do vocabulário dos humanos? Afinal, ele é um cachorro! O “idioma” dele é completamente diferente do nosso! Por acaso ela entende quando ele late?

Na hora lembrei de um vídeo que assisti ontem, onde um repórter entrevista duas mulheres que tiveram a galinha de estimação roubada. Uma delas contou que a galinha era muito inteligente, que quando ela perguntava pra galinha “Cadê a princesinha da mamãe?” a galinha respondia “cócócócó”.  E o que a galinha ia fazer se não fosse inteligente? Ia relinchar? Galinha só sabe “dizer” cócócócó!

Muitos donos se apegam tanto aos animais que vêem neles características humanas; como a minha amiga que diz que a cadelinha dela adora passear de carro, que ela fica na janela “rindo pra todo mundo” (ela é bem simpática mesmo!) 

Pensando bem, se eu tivesse um bicho de estimação, provavelmente também falaria com ele! Não que eu achasse realmente que ele estava entendendo o que eu falava, mas só por instinto de comunicação. 

Isto é maluquice? Não!

É solidão? Não! (bom, às vezes até é, mas nem sempre).

Isto é comunicação (e amor).


2 comentários:

  1. Prima querida! É isso mesmo, amor! Se um dia vieres a ter esta experiência na tua vida com certeza vai me entender e dizer....é...minha prima tinha razão. Amei a crônica! Beijo grande!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! É bem isso, mesmo! Já vi um dono dizer para um cachorro: "Anda devagar e do meu lado!" Bem explicadinho! Essa da galinha tá sensacional!

    ResponderExcluir