domingo, 21 de agosto de 2011

Foco no positivo



Não sei se sou eu que ando mais sensível, mas tenho percebido uma necessidade das pessoas em falar de coisas negativas, como se tudo estivesse errado e nada pudesse melhorar.

É claro que existem problemas, violência, corrupção, ignorância, doenças, desemprego; eu também enxergo tudo isto e não quero mascarar nada, mas não preciso passar o tempo todo focada no que não está bom. 

Tenho percebido posturas extremamente negativas, pessoas amargas e agressivas e não vejo no que este tipo de postura ajuda alguém. Estas pessoas se justificam alegando que seu objetivo é de alertar, protestar, demonstrar sua insatisfação. Tudo bem, todo mundo tem o direito de expressar sua opinião, mas é necessário tanta negatividade?

Um dia destes ouvi uma jovem comentar sobre pessoas de um determinado estado: “é tudo grosso e ignorante”. Como assim? Não existe um estado, nem um bairro, nem mesmo uma rua onde todas as pessoas são ignorantes. Que jeito grosseiro e equivocado de falar! Também já li em redes sociais pessoas ridicularizarem quem tem determinada crença,  gosto musical ou preferência alimentar.

Alguém já percebeu que existem mais comunidades no Orkut do tipo “eu odeio” do que do tipo “eu adoro” ou “eu amo”? Porque as pessoas preferem expressar o que não gostam do que o que gostam? 

Tem gente que ao invés de dizer que está feliz com a vitória do seu time prefere ridicularizar a derrota do outro; ao invés de valorizar sua preferência musical, política ou religiosa, prefere dizer que quem pensa diferente é burro ou ingênuo.

Será que existem pessoas superiores, que gostam de tudo o que realmente é bom e quem tem gosto diferente é inferior?  Não seria presunção alguém achar que o seu gosto é bom e o dos outros é ruim? Quanta arrogância!

Porque eu vou achar que quem tem um gosto diferente do meu é inferior? Existem muitas pessoas que eu gosto e admiro e pensam diferente de mim em relaçào a algumas coisas. Porque alguém precisa menosprezar ou ridicularizar outra pessoa por pensar diferente? Não é este tipo de pensamento intolerante que é a base da discriminação racial e sexual?

Proponho uma mudança de postura: vamos deixar os ambientes (mesmo os virtuais) mais leves e positivos. Vamos falar mais do que gostamos do que do que não gostamos. Quando tivermos que comentar que não gostamos de determinada coisa vamos fazer com delicadeza, lembrando sempre que não existe motivo nenhum para ser agressivo com quem pensa diferente. 

Ninguém é melhor ou pior por ter determinada preferência, só é diferente.

Ninguém ganha nada em ouvir ou ler palavras negativas e rancorosas, pelo contrário, algumas pessoas se deixam contaminar e se tornam agressivas e negativas; e isto de alguma forma vai melhorar o mundo ou as suas vidas? Se elas acharem que tudo está errado e nada pode ser mudado não vão ter menos motivação para lutar e tentar melhorar suas vidas?

Se for pra contaminarmos alguém que seja de energia positiva; se for pra reunir um grupo, que seja em torno de uma boa causa; se for pra passar idéias, que sejam de esperança e motivação.

Vamos tentar?


Um comentário:

  1. Adorei Denise! Concordo contigo!
    Não sei porque tanta arrogância ,tanta presunção e tanta critica agressiva, que acabam ofendendo as pessoas.
    Mas vamos fazer nossa parte: sermos solidárias, passarmos coisas boa e tentarmos sempre mostrar nossas preferencias com delicadeza.
    Alguém tem que começar ,que sejamos nós!

    Boa semana querida! bj

    ResponderExcluir