quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Bebê salva vidas




Sabe quando a gente vê uma cena e vem uma palavra ou expressão na nossa cabeça? Esta semana aconteceu isto comigo.  

A  minha filha completou 25 anos, e a madrinha dela nos enviou um vídeo onde ela aparece dançando e batendo palmas, com 1 ano e 11 meses. Era uma festinha de aniversário com o tema de circo e ela estava vestida de palhacinha. Num certo momento a câmera desvia um pouco dela e filma uma mesa onde estávamos sentados o meu pai, a minha mãe e eu; os três olhando encantados pra nossa criança tão amada. Quando assisti ao vídeo me emocionei por ver a minha filha tão pequena e o meu pai, que faleceu quando ela tinha 3 anos. E qual foi a expressão que veio à minha cabeça neste momento? Esta criança salvou as nossas vidas!


Quando ela tinha seis meses de vida, o meu único irmão, que na época tinha 28 anos, faleceu em um acidente de carro. A dor desta perda tão inesperada e prematura foi imensa! Nesta hora chega a dar vontade de morrer também; a gente perde a vontade de levantar da cama, de se alimentar, de fazer qualquer coisa. Mas a gente tinha um bebê em casa, totalmente dependente de nós e tínhamos que levantar todos os dias, alimentar, trocar fraldas, dar banho... levar na pracinha, dar atenção, dar e receber carinho.


Se não fosse ela eu não sei como teríamos passado por aquele momento tão triste. Aos poucos ela foi nos emocionando com suas primeiras palavras, primeiros passos; foi ocupando o nosso tempo e nossa atenção com os cuidados com ela e sem saber ela foi cuidando de nós também. 

Uma pessoa não substitui outra, mas ela tornou um pouco mais raso aquele buraco imenso e escuro que se abriu nas nossas vidas.

O nosso bebê nos salvou, porque nos devolveu a alegria e a vontade de viver.

Obrigada, pai do céu, por este presente!



domingo, 8 de setembro de 2013

Sonho não sonhado




Algumas pessoas desde cedo sonham com alguma coisa: ser modelo, jogador de futebol, cantor... escrever um livro, fazer uma viagem, abrir uma empresa...

Muitos se esforçam e realizam os seus sonhos, outros com o passar do tempo vão descobrindo outros interesses e esquecendo aquilo que queriam tanto.

Mas também acontece o inesperado: uma menina que nunca pensou em ser modelo pode estar passeando no shopping, ser convidada para fazer umas fotos e começar uma carreira; um menino jogando bola na rua com os amigos pode ser descoberto pelo olheiro de um grande time; um amigo propondo um novo negócio pode ser o início de uma empresa de sucesso. Uma oportunidade pode aparecer quando a gente menos espera e se tornar uma coisa boa na nossa vida.

Este é o sonho não sonhado: uma coisa muito boa, que talvez seja o sonho de muitos, simplesmente acontece pra quem nunca sonhou com ela.

Não quer dizer que esta oportunidade vai se transformar em sucesso sem muito esforço e dedicação, apenas que coisas boas podem acontecer sem que a tenhamos planejado.

Podemos ter talentos que ainda não conhecemos, podemos ter aptidões para fazer coisas que só vamos descobrir quando tentarmos algo diferente.

Podemos desistir de alguns sonhos antigos e realizar um sonho nunca sonhado.