quarta-feira, 5 de junho de 2013

Marcha dos Canhotos





Eu sou destra, mas se eu fosse canhota eu não participaria de um movimento chamado "Marcha dos Canhotos". Eu nunca ouvi falar de um movimento promovido por canhotos, mas sei que há anos atrás eles eram discriminados. Eu pensei nisto porque cada vez tem mais movimentos de grupos com uma determinada característica e que sofrem preconceito.

Eu não participaria de uma passeata que enaltecesse os baixinhos, morenos ou destros, embora eu seja baixinha, morena e destra.

Também não participaria de um evento chamado "Orgulho Hétero", porque eu não tenho orgulho de ser hétero, apenas sou, não vejo motivo para orgulho.

Não gosto destes eventos que exaltam uma determinada característica de um grupo de pessoas, como se quem possuísse esta característica fosse superior à quem não possui.

Os defensores destes movimentos alegam que o objetivo é a conscientização dos preconceituosos, a exigência de serem tratados com respeito e até melhorar a própria autoestima. Mas será que funciona?

Da minha parte, eu acho que quem possui qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião, orientação sexual, ou qualquer outro, sofre de alguma deficiência intelectual ou emocional.

Mas falando em sofrer algum tipo de discriminação, muitos outros grupos poderiam se manifestar: os pobres, os obesos, os idosos, os que possuem alguma limitação física... 

Eu acho que a maioria das pessoas se encaixa em pelo menos um grupo que desperta o preconceito de alguém! Então, será que vale a pena separar pessoas em grupos? Não seria melhor juntar pessoas para estimular características que qualquer um pode ter e que são importantes para qualquer sociedade?

Que tal a Marcha dos Honestos, o Dia do Orgulho Solidário ou da Consciência Coletiva?

Para este tipo de evento pode me convidar que eu vou!