sábado, 23 de abril de 2011

Futebol: esporte, arte e paixão


Esforço e talento são fundamentais para que alguém alcance sucesso em qualquer atividade profissional. Podemos pensar nas horas diárias de estudo e ensaios de uma bailarina clássica, de um músico de orquestra ou de um cantor de ópera; estes artistas são reconhecidos e respeitados pelo esforço e dedicação. 

Os jogadores de futebol também precisam de talento, esforço, muito treino e dedicação, mas o futebol não é considerado arte. Apesar de ser um esporte que leva multidões a estádios, que mexe com a paixão de milhões de pessoas, o futebol não é valorizado por todos. 

Quem nunca ouviu de quem não gosta de futebol o comentário de que não sabe qual é a graça de ver um monte de homens correndo atrás de uma bola? A graça está no talento, na criatividade e na determinação; um bom jogador de futebol demonstra inteligência ao usar a jogada certa na hora exata, habilidade ao proteger ou tirar a bola do adversário, precisão ao lançar a bola ao companheiro; conhecer e respeitar as regras, treinar muito, ser persistente e tolerar a dor. 

Nem todo mundo gosta de futebol, assim como nem todo mundo gosta de ópera ou balé. Ninguém sabe o que faz com que algumas pessoas descubram o valor em algumas coisas e outras não. 

Quem gosta de futebol, normalmente escolhe um time para torcer. Na verdade não sei se a gente "escolhe" um time ou se a gente simplesmente se apaixona por um; às vezes é um amor herdado dos pais, outras vezes a gente se encantou pelo time que na nossa infância estava em alta ou se contagiou pelo amor que os nossos amigos tinham pelo seu time. 

Existe uma relação especial das pessoas com seus times; o torcedor se sente parte do seu time e demonstra isto quando diz: "a gente está contratando tal jogador" ou  "no domingo a gente vai jogar em tal lugar";  quando o time vence, existe uma sensação de vitória pessoal; quando o time vai mal o torcedor pode até reconhecer as falhas, mas não gosta de ouvir críticas (assim como acontece com os filhos: ninguém conhece seus defeitos melhor do que nós, mas não gostamos de ouvir ninguém falar mal deles). 

E o estádio de futebol? É uma espécie de Templo. É lá que a gente se maravilha com as jogadas bonitas, sofre, torce, grita, ri, se emociona... Quando estão no estádio, as pessoas que torcem pelo mesmo time se reconhecem, mesmo sem se conhecerem; é como se fossem parentes, membros de uma grande família... Existe uma simpatia mútua, pelo simples fato de terem amor pelo mesmo time; gente que nunca se viu antes se abraça  e até chora junto. 

Pra quem nunca viu muita graça no futebol, eu sugiro que um dia vá a um estádio e fique no meio da torcida organizada mais vibrante: ouça os gritos de incentivo e as músicas cantadas por esta torcida, veja as camisetas, faixas e bandeiras e eu duvido que saia de lá sem nenhuma nova emoção, nem que seja uma leve simpatia...  

Futebol é isto: esporte, arte, espetáculo e amor... Um amor inexplicável, mas quem disse que o amor se explica?



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Capaz – uma palavra com muitos significados

 
Toda mulher sabe que existem peças de roupas "coringa", que podem ser usadas em várias ocasiões, apenas trocando o sapato e os acessórios, como um vestido "pretinho básico" ou uma boa camisa branca.

Existe uma palavra que é muito usada aqui em Porto Alegre e que eu adoro, porque ela se encaixa nas mais diversas situações (às vezes até passando idéias opostas).

Se eu fosse tentar ensinar a alguém o significado da palavra "capaz" eu diria: ela tem mil significados, eu sugiro que tu deduzas através da entonação da voz e da expressão facial de quem fala.

- Tu vais no aniversário no sábado? É capaz que eu vá (é capaz = ainda não tenho certeza, mas é bem possível que eu vá).

- Topa fazer bungee jump comigo? Bem capaz! (capaz = nunca! nem que me pagassem!) 

- Será que se eu deixar o celular pra reservar a mesa e for ao banheiro, alguém pode passar e levar? É bem capaz... (capaz = é bem provável, acho melhor não correr o risco.) 

- Tá saindo pra aula? Vê se não vai ficar conversando com as amigas e perder a prova no primeiro período! Bem capaz! (capaz = claro que não!) 

- Tu vais no show domingo, né? Capaz que não! (capaz = claro que sim) 

- Tu sabias que tal pessoa morreu? Ah, não... Capaz? (capaz  = não me diz; que pena!) 

- A gente pode fazer qualquer coisa! Se tu quisesse tu conseguirias atravessar o Guaíba à nado! Ah tá, bem capaz. (capaz = tá me gozando? Isto é impossível!) 

- Tu vai ganhar um aumento de 80% no teu salário. Capaz?! (capaz = é mesmo? Não acredito! É maravilhoso!) 

- Se tu estivesse num destes realitys de sobrevência, tu comerias olho de cabra ou barata viva? Bem capaz! (capaz = de jeito nenhum! Nem pensar!)

Bom, mas "Nem Pensar" já é o nome de outra música de Kleiton & Kledir...




domingo, 3 de abril de 2011

Mulher de fases

 

Sempre achei esta música “Mulher de fases” engraçada; fala de uma mulher que muda de humor a toda hora, confunde seu companheiro com sua inconstância, seus altos e baixos... num dia ama pra sempre e no outro manda o coitado embora.

Tirando o exagero que torna a música tão divertida e guardadas as devidas proporções, alguma mulher não se enquadra nesta descrição?  Alguma mulher pode dizer que está sempre segura, confiante ou que sabe sempre o que quer? Alguém consegue ser tão linear e equilibrada que nunca altera o seu humor, nunca se surpreende, nunca se decepciona, nunca volta atrás em uma decisão? Eu não consigo (e nem tento)! E no meu caso não tem nada a ver com TPM, porque eu nunca tive. 

Eu tenho umas fases de auto-estima alta, onde me sinto capaz de encarar qualquer desafio e outros de insegurança e medo.

Às vezes concluo que uma pessoa nunca vai superar uma dificuldade e depois de um gesto ou palavra eu volto a acreditar.

Tenho fases de muitos planos onde tenho disposição pra fazer mil coisas e depois entro numa fase de desânimo e preguiça.

Em alguns momentos dou uma enorme importância para a minha aparência e em outros, se pudesse, sairia para trabalhar de tênis e camiseta.

Em alguns finais de semana quero fazer mil coisas e em outros só quero ficar sozinha, dividindo o meu tempo entre filmes e computador.

Alterno entre surtos de criatividade onde escrevo muito e vários dias onde não tenho vontade de escrever nada.“Complicada e perfeitinha”...  

Os homens gostam de dizer que as mulheres são complicadas; eu diria que somos complexas. A nossa sensibilidade nos faz perceber com mais intensidade cada pequeno gesto... Alguma coisa que os homens fazem (ou deixam de fazer) e que para eles não têm a menor importância, para nós pode valer como uma declaração de amor ou como prova da falta dele.

Somos assim mesmo...não somos fáceis de entender, mas somos intensas... se pequenas coisas nos deixam tristes outras não muito maiores nos levam às nuvens.  Não temos manuais, mas os que gostarem de nós e quiserem nos fazer felizes, vão descobrir que valemos à pena.